MARCAS DO TEMPO

AS MARCAS DO TEMPO

 

Quem não esta acostumado a comemorar o aniversario? E é quando sentimos que estamos ficando velho!!!


Contudo, a idade cronológica nem sempre reflete a idade biológica. Quantas pessoas que tem mais idade nem de longe parece ter tanto?! O tempo é apenas um dos numerosos fatores que determinam a idade biológica.

Existem alguns outros fatores que tem haver com envelhecimento como hereditariedade por exemplo. A célula é programada geneticamente para morrer ou deteriorar-se, obedecendo a uma “agenda”, que dá sinais de alarme e funciona como um relógio biológico marcando o envelhecimento celular.

Mas não é só isso, além do tempo e da hereditariedade ha também fatores ambientais que contribuem com a deterioração da pele. O estilo de vida, as atitudes e o acesso á medicina moderna interferem no processo de envelhecimento, de forma positiva ou negativa, dependendo de suas escolhas no decorrer da vida.

Sem duvida nenhuma a pele é o maior indicador do envelhecimento cronológico e biológico…

O que lhe vem em mente quando imaginamos uma pele suave a macia, de coloração rosada sem flacidez… Voila!, Claro que estamos falando de uma pele jovem, cheia de vitalidade. Agora pense no contraio!! Nem preciso dizer qual é a ideal!

Nos primeiros anos, a pele infantil é suave, pálida e muito sensível. O colágeno na pele de um bebê ainda não engrossou  e não mostra a rigidez que aparece com a idade. As células que produzem pigmento ainda produzem pouca melanina e, como não foram atingidas pela luz ultravioleta e são distribuídas de maneira uniforme, dão aquele brilho típico da pele do bebê.

Aos poucos a pele vai tendo que se adaptar as agressões do sol e a outros ataques do meio ambiente, como a poluição, tão comuns nas cidades.

Na infância, os bebês e as crianças já podem apresentar irregularidades pigmentares e algumas mudanças, como as sardas. O colágeno, por exemplo, mais suave, muda e fica mais rígido e condensado, como nos adultos.

A adolescência é a etapa mais delicada, onde a exposição aumenta junto a fatores estressantes internos e externos, como mudanças hormonais, e externos como o sol,e, eventualmente o álcool, o fumo e outras drogas. Digo que esta é uma fase delicada principalmente pelo estimulo hormonal que provoca uma verdadeira rebelião nas glândulas sebáceas e nos folículos pilosos. A Acne e a alteração de cabelos e pelos podem surgir. Além disso, as células pigmentadas mudam de coloração nas éreas sexuais e varias pequenas manchas marrons podem ser notadas.  A mudança na forma e o rápido crescimento do corpo pode dar lugar também a mais uma dor de cabeça: As estrias!!

Nesse período a pele fica mais parecida com a do adulto e, portanto sujeita a alterações decorrentes de gravidez ou uso de pílulas anticoncepcionais, da pratica de esportes traumáticos e a excessiva exposição ao sol.

Já aos 20 anos a pele atinge o ponto máximo da maturidade. Ela esta firme, e por causa de seu equilíbrio hormonal, é relativamente estável. Alguns problemas de acne e oleosidade finalmente desaparecem neste período.

Aos 30 para algumas pessoas é quando começa a aparecer os sinais de envelhecimento, período critico da pele onde começam a esboças os excessos de uma juventude mal cuidada devidos aos fatores que citei anteriormente. Linhas finas começam a aparecer ao redor dos olhos e da boca a pele pode apresentar certa falta de colágeno e elasticidade… A derme começa a degenerar-se. Enfim, Com a contínua exposição ao sol e mudanças hormonais internas, as células pigmentadas tornam-se menos eficientes na produção de melanina provocando alterações na cor da pele. Onde surgem as mechas grisalhas e, com o afinamento do cabelo, podem aparecer algumas entradas.

As mudanças que tiveram inicio aos 30 anos tornam-se mais dramáticas aos 40. É um período delicado também, que exige cuidados, pois a pele recupera-se muito lentamente de abusos como cansaço, o estresse e o Álcool. Além disso essa recuperação é apenas parcial, porque o sistema circulatório já não é tão eficiente.

Mudanças hormonais, associadas a menopausa e andropausa, podem deixar a pele mais seca e com pelos em excesso em áreas indesejáveis.

Aos 50 então as noticias não são muito boas!! Tudo isso se agrava ainda mais, os sinais de envelhecimento ficam bem mais visíveis e evidentes… Mas calma!!!

O importante é iniciar o mais cedo possível um programa de tratamento dermatológico, para diminuir as chances de um resultado inadequado.

Se a má noticia é que todos nós vamos envelhecer um dia, a boa é que a ciência esta evoluindo cada vez mais e novas tecnologias estão a disposição, pelo menos para ajudar a melhorar a aparência, retardando ao máximo o envelhecimento. Acredite é possível ter uma aparência mais jovem!! Cicatrizes de acne, pequenos vasos sanguíneos na face e nariz, rugas mais profundas podem ser corrigidos em consultório.

Cientistas da Califórnia anunciaram ter conseguido prolongar a vida de células humanas em laboratório, graças a uma modificação no DNA, agrupador do material genético. Cada vez que a célula se divide , a porção final do DNA, o telômero, se reproduz com pequenos erros e diminui um pouco. A descoberta consiste em impedir esta degeneração. Olha só!! Segundo os cientistas os seres humanos teriam telômeros para viver ate os 200 anos, o que provoca o envelhecimento precoce e a morte seria por fatores ligados a doenças e câncer. Apesar desta descoberta ainda não esta definida sua relação com envelhecimento.

Admite-se que o trabalho trate não do prolongamento da vida, mas sim do que é possível manter. As células jovens podem por exemplo, viver mais tempo.

Então o negocio é prevenir!! O nosso mundo da estética oferece muitos cuidados para uma pele adequadamente cuidada e utilizamos meios de manter a saúde!!!

Não esqueçamos jamais do mais importante, isso jamais o tempo leva e são as nossas marcas, afetos e os laços de carinho que construímos com as pessoas a nossa volta, o amor é o que rejuvenesce de forma mais intensa porque vem de dentro e é algo só seu…Ame a vida, os detalhes dela, e tudo o mais sera consequência!!

Abraço e cuidem-se!!

Natalia Borini.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: